A Gatil

De aonde vieram esses belos felinos? Qual sua origem? Por que existem tantos mitos entorno dos gatos? Vamos conhecer um pouco de sua história. Os paleontólogos dizem que seu antecessor era um animal que viveu há 50 milhões de anos, e assemelhava-se à doninha, com corpo longo e patas curtas. Provavelmente, ele também foi o ancestral dos cães e ursos. O primeiro animal que deu origem à família dos felinos surgiu dez milhões de anos mais tarde, muito antes do aparecimento do Homem sobre a Terra. Ele tinha o tamanho aproximado de um lince e assemelhava-se ao gato moderno; contudo, seus caninos eram mais desenvolvidos e seu cérebro menor.

Segundo alguns cientistas, essa espécie, denominada Dinictis, evoluiu em duas direções: uma delas, originaram os grandes felinos pré-históricos, com dentes-de-sabre, extintos ainda na pré-história; a outra, engloba a família Felidae, da qual pertencem todos os felinos selvagens e, consequentemente, o gato doméstico (Felis Catus). Antropólogos e zoologistas acreditam que o gato doméstico surgiu a partir do Felis Lybica (variedades de pêlo curto, uma espécie de gato selvagem africano domesticada pelos antigos egípcios), sendo essa a teoria mais amplamente difundida.

A seleção dos animais que mais se enquadravam no padrão desejado promoveu o surgimento dos Persas, uma nova raça, que foi sendo trabalhada ao longo do presente século. O trabalho genético obteve sucesso, e foram surgindo as novas cores, tipos e padrões completamente diferentes do inicial, até que chegássemos no padrão do Persa atual.

Dicas de Higiene

Limpe sua bandeja sanitária diariamente. Se utilizar folhas de papel para forra-la, troque-as sempre que seu gato a usar.Existem no mercado areias sanitárias para esse fim, que absorvem a urina e formam torrões que podem ser retirados com uma pá pequena, própria para esse fim.

Dicas de Banho

Todo mundo sabe que os gatos são animais naturalmente limpos, eles dedicam muitas horas para isso, são vaidosos e adoram estar limpos. O banho é um dos momentos que seu gato recebe sua atenção, seu carinho e ele sabe que você está cuidando dele.